segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bronzeado saudável e eficaz

Domingo, acordar às tantas depois de uma noite porreira, um calor no quarto que até metia confusão.
Ligo o messenger, vêm logo ter comigo a convidar para ir à praia. Bla blá blá, passado 45 min. estávamos a arrancar de carro.

Chegados à praia, que dia BRUTAL e bandeira verde, coisa rara no Furadouro! Fantástico, o dia promete, aliás, o resto de tarde já que somos cautelosos(as) e só vamos para a praia às tantas, não somos do estilo povinho em massa nas horas de maior calor!
Pessoal todo estendido na praia e começo a pensar: "hoje é o meu 4º dia de praia este ano, hummmmmmm, já é altura de ficar moreno.

Ah, o protector solar já estava na pele, algo indispensável!! Começo a reflectir, a pensar no que poderia estimular a melanina (substância produzida pelo organismo que confere o tal pigmento mais escuro à pele, é uma defesa do organismo a uma agressão, o sol).
Não fazia ideia como, perguntei a uma amiga que a área da saúde não é comigo e ela responde: "ingere betacaroteno". Fiquei a olhar para ela como um burro, ela notou e explicou: "o betacaroteno pode ser encontrado por exemplo nas cenouras, ficas moreno mais rapidamente e dura-te muito mais tempo". Foi música para os meus ouvidos!

Chego a casa e começo a ir a certos livros e Internet, leio muito e começo a juntar as peças do puzzle visto que existiam vários comentários assim e assado, no entanto o que formulei:

- solários é para esquecer, mesmo 5min. são uma grande agressão à pele. 10min. equivalem a 3 dias de praia. O pessoal viciado nisto começa a sentir o envelhecimento da pele, mesmo usando cremes hidratantes, é para esquecer, já nem falo no perigo de cancro de pele!
- auto-bronzeadores em gel ou líquidos das farmácias são porreiros quando bem aplicados, no entanto e nada a fazer, é o tom amarelado que conferem, nunca o real moreno! Mal aplicados podem criar manchas porque espalharam mal o produto, ficam muito lindos LOL
- exposição ao sol em demasia, mesma coisa que solários. Aquelas lenga lengas do evitar as horas entre 12 e 16 é para se cumprir e não me vou repetir porque todos já ouvimos as coisas
- existe ainda um produto injectável chamado Melanotan que também descarto completamente porquê? Basta dizerem que não se vende em farmácias nem o laboratório que fabrica é conhecido. Existem muitas noticias, ah que é um espectáculo, zero, comigo não obrigado!

A forma mais simples e saudável: comer! :) Eu explico...vou então falar no betacaroteno.

"O betacaroteno é um pigmento carotenóideantioxidante. Natural, é uma das formas de se obter indirectamente a vitamina A.
O betacaroteno tem recebido grandes propriedades nas pesquisas das quais é alvo. Sabe-se hoje que ele é um antioxidante (inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento), beneficia a visão nocturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de actuar no metabolismo de gorduras.
O betacaroteno também é favorável na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxília na formação de melanina, pigmento por proteger a pele dos raios ultra-violetas e conferir o bronzeamento.
As principais fontes de betacaroteno são: cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e a batata doce. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis.
Consumir grande quantidade de betacaroteno não é perigoso para o organismo. O único efeito colateral conhecido pelo excesso do mesmo é o aparecimento de uma coloração amarelada na pele, que é inócua e não deixa sequelas, que desaparece com a redução do consumo, denominada por hipercarotenodermia."


Pronto, aqui está tudo dito, agora falo em quantidades que tive de pegar na máquina de calcular e fazer contas em relação a qual a quantidade a ingerir!
Os efeitos do consumo de uma dieta rica em betacaroteno costumam aparecer só após 10 a 12 semanas, se quiser garantir um bronzeado mais bonito através deste método é melhor começar a seguir isto agora, vem aí o Julho e Agosto e ainda o Setembro, vá vá, é começar como eu!

A eficácia do betacaroteno ocorre quando se ingere entre 15 a 30 mg por dia. Como saber quantas cenouras comer? É pá...ainda fico enjoado...calma, fiz contas e não só as cenouras têm esta substância, falei nestas porque é o que vou comprar já amanhã.

As melhores fontes de betacaroteno são os vegetais e frutas com forte tom amarelo/laranja e os vegetais de folhas verde escuras (esses em menor quantidade):
Vegetais amarelos/laranja – cenoura, batatas-doce, abóbora, beterraba.
Frutas amarelo/laranja – melão, papaia, manga, carambola, nectarina, pêssego.
Vegetais de folhas verde escuras – espinafre, brócole, endívia, couve, chicória, escarola e agrião.
Outras boas fontes vegetais e frutas – aspargo, ervilha e ameixa.

A quantidade nos alimentos depende de algumas coisas como grau de amadurecimento, modo de preparação antes da ingestão...mas falando em valores medianos e aproximados:

Nesta pequena lista, o conteúdo em betacaroteno é dado por 100g de substância (alimento).
Vegetais: cenoura (6,6mg), agrião (5,6mg), espinafre (4,9mg), brócole (1,5mg)
Frutas: manga (2,9mg), melão (2,0mg), e pêssego (0,5mg).

Sendo assim, é só regra de 3 simples!
Imaginem que pesam uma cenoura e tem 300 gramas. A fórmula:

Se em 100g tenho 6.6,
em 300 tenho X

300 x 6.6 = 1980
1980 / 100 = 19.8

Ou seja, ao comermos a tal cenoura que pesa 300 gramas consumimos 19.8mg de betacaroteno. Eu espero que saibam matemática que não estou para explicar a formula básica de três simples!
O valor de 19.8 está entre os valores 15 e 30, óptimo, já surte algum efeito no organismo! Podem ultrapassar o valor de 30 após as contas, sem problema, depois não digam é que ficam enjoados de cenoura ou outro vegetal ou fruta porque eu estou a falar nisto :p

Mas e que tal uma receita de um bolinho com betacaroteno? :)

Bolo de Cenoura

Ingredientes:

    * 300g cenoura
    * 1 chávena mal cheia de óleo
    * 2 chávenas de açúcar
    * 2 chávenas mal cheias de farinha
    * 4 ovos

Cobertura:

    * 8 colheres de sopa de açúcar
    * 2 colheres de sopa de chocolate em pó
    * 2 colheres de sopa de leite
    * 2 colheres de sopa de margarina

Confecção:

Bater as cenouras cruas, as gemas, o óleo e o açúcar no misturador eléctrico (liquidificador), retirar e misturar a farinha com um garfo. Misturar, posteriormente, as claras batidas em castelo (também com um garfo).
Levar a forno quente e em forma bem untada.

Preparação da Cobertura:

Levar ao lume o açúcar juntamente com a margarina.
Depois de derretidos, juntar o leite e o chocolate.
Cobrir o bolo ou utilizar como recheio.


Como vêm, simples e saudável! Não é preciso inventar, temos tantos recursos saudáveis ao nosso dispor...

terça-feira, 9 de junho de 2009

Um projecto promissor: Noites em Branco (.com)

http://www.noitesembranco.com

Este projecto tem como objectivos principais:
  • Proporcionar aos espaços de diversão nocturna um espaço online, onde se possam publicitar de uma forma simples, económica, minimalista e acima de tudo criativa;
  • Ajudar os espaços de diversão nocturna a conquistar novos clientes através de publicidade inovadora e atractiva a todos os níveis;
  • Proporcionar maior flexibilidade, dinamismo e criatividade na apresentação aos seus clientes por um custo reduzido tendo em conta o panorama actual;
  • Permitir catalogar todos os espaços de diversão nocturna a nível nacional, de forma a proporcionar aos clientes uma grande variedade de opções para o planeamento das suas noites.
O Noites em Branco é resultado de um grande planeamento e de uma gestão previsional.
Actualmente estamos perante vários portais “semelhantes”, contudo o que nos levou a avançar para o lançamento de “mais um” foi o nosso carácter inovador, rigoroso, percepcionista e fundamentalmente a forma invulgarmente acelerada com que evoluem os próprios sistemas de informação. Não existe, porém um acompanhamento desta evolução no panorama nacional.
Tudo isto envolve transmissão da informação e quando esta é fornecida de modo adequado e no tempo certo melhora o conhecimento de quem a recebe, ficando as pessoas mais habilitadas a tomar determinadas decisões.


http://www.noitesembranco.com

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Record de SMS

Já algum dia receberam 54 sms de repente? Pois eu !
Aqui está a prova! Desfoquei uma zona, não interessa verem os meus compromissos :p
Tal feito deveu-se à promoção que fiz, por sms, de um evento que se irá realizar que visa a apresentação de um projecto meu e de um amigo, muitos convites por sms, outros tantos irão por email.

E pronto, um printscreen para recordar :D