domingo, 30 de janeiro de 2011

O fim

Um homem pode deixar de amar uma mulher, mas o fim do Amor dum homem por uma mulher nunca é como o fim de outra coisa qualquer. A não ser, talvez, como o fim do mundo. Do mundo dele, claro, mas no Amor é só esse mundo que conta.

O problema do Amor é que os Amores até se podem suceder uns aos outros, mas nunca se substituem. Uma amizade, ainda que parcialmente, pode substituir outra que acabou. Um emprego também pode substituir outro que acabou. O mesmo se passa com tudo, menos com o Amor.

fonte

domingo, 16 de janeiro de 2011

Fascinante...

No Amor não há heróis. Todos os que amam passam pela experiência do sofrimento pelo menos uma vez na vida. Com maior ou menor intensidade, em fases mais longas ou mais curtas, mas todos passam por ela. Os que se armam em heróis, e que se põem em pontas dos pés afirmando a sua capacidade de contornar o sofrimento que o Amor pode causar, ou não sabem o que lhes espera ou não sabem Amar.

A vantagem dos que sofrem é essa: saber Amar. Ao contrário dos que não sabem, também já experimentaram a sensação de caminhar a dez centímetros do chão. Só o Amor é capaz de fazer isso. Os que amam passam pela vida, os que não amam é a vida que passa por eles.

Gostava de Vos poder dizer isto da mesma forma que o disse a um amigo meu há pouco tempo, e da mesma forma que um grande amigo mo disse a mim há quase cinco anos, isto é, olhos nos olhos e com um copo de qualquer coisa que gostem à frente, fosse vinho, chá, uísque ou cerveja. A bebida tem essa vantagem de parecer que nos abraça, e na fase do sofrimento é natural precisar dum abraço.

Acho que é disto que falamos quando falamos de Amor: a nossa passagem pela vida. Quem ler isto e pensar qualquer coisa como "é preciso ser parvo para se ir abaixo por causa duma paixão", sinceramente, ainda não chegou lá.